Logo PET Enfermagem UFJ

Nossa história

O Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Jataí (UFJ) é vinculado ao Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior, com vistas a promover ações que qualifiquem a formação acadêmica a partir da indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão.

 

A história do PET-Enfermagem-UFJ iniciou-se na Universidade Federal de Goiás (UFG), uma vez que o Curso de Graduação em Enfermagem, do município de Jataí, fazia parte da administração desta instituição de ensino.

 

Em 2010, as docentes Paula Regina de Souza, Cristiane José Borges e Marise Ramos de Sousa submeteram uma proposta ao processo seletivo do edital MEC/Sesu n.o 09/2010, que foi contemplada em oitavo lugar nacional, tornando-se um dos dez grupos PET da UFG.

 

Em 2018, com a criação da UFJ, iniciou-se o processo de transição do PET-Enfermagem UFG-Jataí para a UFJ, sendo esta oficializada em 2020. Atualmente, 2025, é o único grupo PET, na modalidade MEC/Sesu, presente na instituição.

 

O PET Enfermagem UFJ tem se destacado pelo desenvolvimento de ações que respeitam a tríade universitária, visando proporcionar aos alunos uma formação abrangente e diferenciada, a fim de que se tornem profissionais críticos e atuantes, focados na cidadania, na função social da educação superior e nas reflexões que envolvem aspectos éticos, científicos e culturais.

                                                                                       

 

                                        Figura: Primeiros bolsistas do PET-Enfermagem-UFJ, 2010.

                                         Recepção Petianas Calouras

                                                     Fonte: Arquivo PET-Enfermagem-UFJ (2010).

                                                                 

O Programa é direcionado aos estudantes regularmente matriculados no Curso de Enfermagem da UFJ, sendo o ingresso mediante processo seletivo. Ao longo destes 15 anos, optou-se por incluir no máximo 12 integrantes bolsistas, embora fosse possibilitada a inserção de voluntários.

 

Contudo, os petianos sempre atuaram com atividades de inclusão, incentivando a participação dos demais alunos da universidade em eventos acadêmicos e ações relacionadas à saúde, enfermagem e cidadania.

 

O Grupo PET-Enfermagem-UFJ prima pelo trabalho colaborativo e em equipe, mediante supervisão de professoras tutoras/colaboradoras. É notório que, ao longo da história, o PET Enfermagem-UFJ contribuiu positivamente para a formação dos profissionais de enfermagem. Em abril de 2025, contabilizamos 68 egressos, os quais são atuantes no mercado de trabalho e/ou na pós-graduação.