Submissão de trabalhos
Atenção para a data limite de envio das apresentações, que serão aceitas até dia 05 de junho de 2025.
DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
- Disposições gerais:
Os trabalhos submetidos ao InterPET 2025 deverão ser apresentados exclusivamente no formato de relato de experiência exitosa, compreendido como a descrição de vivências com resultados positivos e transformadores desenvolvidas pelos grupos PET. Tais experiências devem refletir práticas inovadoras, criativas e de impacto social, articulando ensino, pesquisa e extensão — princípios fundadores do Programa de Educação Tutorial.
Espera-se que o relato evidencie:
- O contexto e os objetivos da ação realizada;
- Metodologia utilizada na ação;
- A participação ativa dos membros do grupo PET;
- Os resultados e impactos alcançados (na formação acadêmica, na comunidade e/ou nos serviços de saúde);
- Os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para superá-los;
- A contribuição da experiência para a formação acadêmica e para o impacto social.
A proposta deve priorizar experiências vivenciadas nos últimos dois anos, com clareza, coerência e compromisso ético, servindo como referência e inspiração para outros grupos PET.
- Condições para submissão:
2.1. Cada grupo PET poderá submeter até dois trabalhos para apresentação oral;
2.2. Cada trabalho deverá ter no máximo sete (7) autores(as), sendo obrigatória a inclusão do (a) tutor (a);
2.3. O (a) autor (a) responsável pela apresentação deverá estar inscrito(a) no evento, na modalidade apresentação de trabalho;
2.4. A participação será validada exclusivamente mediante o envio dos slides em formato PDF, que deverão ser anexados no formulário de inscrição disponível no site oficial do evento, até o dia 05 de junho de 2025.
- Formato e nome do arquivo:
3.1. O arquivo deverá estar no formato PDF, contendo no máximo 8 (oito) slides;
3.2. O nome do arquivo deverá seguir o seguinte padrão:
GrupoPET_SiglaInstituição_NomeApresentador(a).pdf
Exemplo: PETEnfermagem_UFJ_JoaoSilva.pdf
3.3. O modelo de slides está disponível em Arquivo Modelo InterPET 2025. Cada grupo deve baixar e usar sua própria cópia. O uso do modelo é obrigatório.
- Construção e apresentação dos slides:
4.1. Os slides deverá conter, obrigatoriamente, as seguintes informações:
Slide 1 – Identificação do trabalho:
- Título do relato;
- Nome dos (as) autores (as);
- PET e instituição de origem;
- E-mail para contato do (a) autor (a) principal.
Slide 2 – Introdução:
- Breve contextualização da experiência;
- Fundamentação do problema ou necessidade enfrentada
- Enfoque na realidade local/institucional e na motivação para a ação.
Slide 3 – Objetivos:
- Objetivo geral e, se necessário, objetivos específicos;
- Relação com os princípios do PET e/ou formação acadêmica e impacto social.
Slide 4 – Metodologia:
- Estratégias adotadas para o desenvolvimento da experiência;
- Etapas da ação, recursos utilizados e/ou parcerias envolvidas;
- Período de realização e público-alvo.
Slide 5 – Resultados, Aprendizados e Desafios:
- Resultados alcançados com a experiência;
- Indicadores qualitativos e/ou quantitativos, quando aplicáveis;
- Impactos observados no grupo PET, na comunidade e/ou nos serviços de saúde;
- Principais aprendizados adquiridos com a realização da ação;
- Dificuldades enfrentadas durante o processo e estratégias utilizadas para superá-las.
Slide 6 – Conclusão e perspectivas futuras:
- Considerações finais sobre a importância da experiência;
- Possíveis desdobramentos, continuidade ou ampliação da ação.
Slide 7 – Referências:
- Listar referências, se houver.
4.2. Título e corpo do texto:
- Utilize fontes sem serifa, como Arial ou Calibri.
- Tamanho mínimo sugerido: títulos: 32 e corpo do texto: 24;
4.3. Cores:
- Prefira combinações que garantam boa legibilidade, evitando fundos escuros com letras escuras ou cores com baixo contraste;
4.4. Gráficos, tabelas e imagens:
- Inclua somente elementos visuais essenciais para a compreensão do trabalho.
- Evite excesso de informações que comprometam a objetividade da apresentação;
4.5. As apresentações dos relatos de experiências exitosas acontecerão no dia 13/06/2025 (sexta-feira), às 11h;
4.6. A apresentação oral deverá ter duração máxima de 5 minutos;
4.7. Após cada apresentação, será reservado um tempo de até 5 minutos para perguntas e discussões com os participantes;
4.8. Será disponibilizado data show (projetor multimídia) em todas as salas destinadas às apresentações.
- Critérios de avaliação
5.1. Avaliação dos Slides:
Os slides enviados para a apresentação oral serão avaliados previamente por uma comissão, com base nos critérios descritos no item 4.2. A avaliação irá considerar tanto a qualidade do material visual quanto a adequação às diretrizes estabelecidas neste documento.
5.2. Critérios de Avaliação:
Cada critério será pontuado de 1 a 4 pontos, totalizando até 24 pontos. A pontuação obtida poderá influenciar na seleção dos trabalhos a serem apresentados durante o evento.
- Clareza e organização dos slides - 1 a 4 pontos;
- Coerência e relevância da experiência relatada - 1 a 4 pontos;
- Contribuição à formação acadêmica, cidadã e o impacto social - 1 a 4 pontos;
- Integração entre ensino, pesquisa e extensão (tríade universitária) - 1 a 4 pontos;
- Criatividade, inovação ou potencial de replicabilidade - 1 a 4 pontos;
- Participação discente e protagonismo estudantil - 1 a 4 pontos;
- Critérios de Avaliação da Apresentação Oral:
A avaliação da apresentação oral considerará os seguintes critérios:
- Clareza e objetividade na comunicação – 1 a 4 pontos;
- Domínio do conteúdo apresentado – 1 a 4 pontos;
- Adequação ao tempo estabelecido – 1 a 4 pontos;
- Respondeu às arguições com clareza e raciocínio lógico - 1 a 4 pontos;
Pontuação máxima: 16 pontos
6.1. Menções Honrosas:
Serão concedidas três Menções Honrosas às apresentações que obtiverem as maiores pontuações gerais na avaliação oral. Os (as) contemplados (as) receberão um certificado especial em reconhecimento à excelência da apresentação.
- Disposições finais:
- Trabalhos que não atenderem aos critérios estabelecidos serão desclassificados e não considerados para avaliação;
- Casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento.
Caso prefira, acesse as normas através do documento a seguir: Diretrizes para submissão no InterPet.