Logo PET Enfermagem UFJ
MS

Saúde amplia vacinação de HPV para homens e mulheres até 26 anos

Medida de caráter temporário

    Homens e mulheres, entre 15 e 26 anos, também poderão receber a vacina de HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta medida possui  caráter temporário e foi aprovada na quinta-feira (17) de agosto de 2017 em Brasília (DF).

–A iniciativa, válida a partir da sexta-feira (18) de Agosto de 2017 , será para os municípios que ainda tenham vacinas em estoque, com prazo de validade até setembro de 2017.

–Com o fim dos estoques a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo (9 a 15 anos).

–A iniciativa tem como objetivo evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios.  Sendo que as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%.

–Para esta faixa etária de 15 – 26 anos, o  Ministério da Saúde orienta que o esquema vacinal seja realizado com três doses,  intervalo de zero, dois e seis meses.

  As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS.

 

(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017)