Logo PET Enfermagem UFJ
N

8 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Colesterol

 

 O colesterol elevado é considerado a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral isquêmico. Ambos se enquadram no grupo de doenças cerebrovasculares e são os que mais matam no Brasil e no mundo. Juntamente com o tabagismo e a hipertensão, o colesterol é um dos principais fatores de risco para doenças coronarianas passíveis de controle.

 O Colesterol é considerado um composto químico gorduroso, presente em vários alimentos. A maior parte é sintetizada no fígado e transportada no sangue por proteínas especiais, as "lipoproteínas", encarregadas pela distribuição deste colesterol por todas as células do corpo. As lipoproteínas mais comuns são a LDL denominada como "mau colesterol" e HDL denominada como "bom colesterol".

  A melhor maneira de prevenir o problema é evitando os fatores de risco. Os principais são: alimentação inadequada e o sedentarismo, a idade, o sexo e a história familiar são considerados fatores de risco não modificáveis.

  Para o tratamento, recomenda-se começar com a dieta, já que 30% do colesterol do nosso organismo é proveniente da nossa alimentação. A dieta Juntamente com a prática de exercícios físicos e perda de peso constituem o tripé insubstituível mesmo para quem necessita de medicamentos para diminuição do nível de  colesterol.

 

(SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2017)