Logo PET Enfermagem UFJ
hpv

HPV: AMPLIAÇÃO DA COBERTURA VACINAL

O Ministério da Saúde amplia a faixa etária de imunização para HPV (Papiloma vírus humano) para meninos, objetivando proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças essas que estão diretamente relacionadas ao HPV. A demarcação dessa faixa etária para a vacinação visa proteger meninos antes do início da vida sexual, sendo a mesma realizada em crianças de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias, também terão direito a vacina, homens e mulheres em uso de quimioterapia e radioterapia e cerca 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids.  (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017).

Com isso o Ministério da Saúde deseja “uma inclusão, equivalente a 3,3 milhões de adolescentes, a meta para 2017 é vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017).

Para que se alcance a meta estipulada pelo Ministério da Saúde será necessário que todos os municípios realizem parcerias com as comunidades escolares, pais e educadores visando realizar atualização das cadernetas vacinais.  Além disso, a vacina de HPV também será ofertada na Campanha de multivacinação que acontecerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será dia 16 de setembro (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017).