Logo PET Enfermagem UFJ
Doação de Sangue

#Junho Vermelho #Doe Sangue

A Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES -GO), lançou neste mês de junho uma campanha intitulada “Junho Vermelho” com finalidade de conscientizar a população quanto à importância de se doar sangue. Objetivando assim, o aumento do estoque sangue no período que precede as férias do mês de julho (SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE GOIÁS, 2017).

Para tal, é necessário que o doador procure o Hemocentro de sua cidade e esteja incluso nos seguintes requisitos:

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais, os quais irão assinar em formulário de autorização;
  • Pesar no mínimo 50 quilos;
  • Estar bem de saúde;
  • Ter realizado alguma refeição antes da doação, (Evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação);
  • Apresentar documento de identidade com foto (MINISTÉRIO DA SAÚDE,2017).

 Ressaltamos que o processo de doação não gera nenhum risco ao doador e que uma bolsa de sangue pode salvar várias vidas, sendo este processo uma ação de solidariedade para com o próximo (SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE GOIÁS, 2017).

Em Jataí o Hemocentro fica localizado no Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, situado à rua Joaquim Caetano esquina com Rua Caçu, setor Divino Espirito Santo. Horário de funcionamento:  07hs às 17hs, sem intervalo para o almoço.

“DOE SANGUE, DOE VIDA”