Obesidade Infantil

Obesidade Infantil é uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou bem-estar de uma criança. Neste mês de junho o Ministério da Saúde lançou mais um alerta sobre a obesidade infantil. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS,2013), “uma em cada três crianças brasileiras apresentam excesso de peso e 8,4% dos adolescentes estão obesos, o que indica um elevado número de crianças e adolescentes obesos”.

Alguns fatores como genética, má alimentação, inatividade física, alimentação escolar inadequada, podem influenciar significativamente para o aumento dos índices de crianças com obesidade, bem como, de patologias como diabetes, hipertensão, dislipidemias e canceres (MINISTÉRIO DA SAÚDE,2017).

Nesse sentido, é necessário que as equipes multidisciplinares orientem as famílias quanto a importância de uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas e diminuição do consumo de alimentos industrializados (MINISTÉRIO DA SAÚDE,2017).

Assim, é relevante adotar o slogan “descascar mais e desembrulhar menos”(MINISTÉRIO DA SAÚDE,2017).