Projetos de Pesquisa - 2013
Avaliação do conhecimento relativo ao autocuidado de pessoas com feridas crônicas
Esta atividade configura-se em uma pesquisa clínica que visa analisar o nível de conhecimento entre a população com feridas crônicas de origem vascular acerca do autocuidado com as lesões, bem como quanto as cuidados gerais de saúde. Sabe-se que úlceras vasculares, em especial, as de origem venosa, destacam-se por sua cronicidade devido a complexidade de sua etiopatogenia, que aponta para repercussões socioeconômicas e psicoemocionais. Os cuidados nesta situação demandam conhecimentos relativos à identificação de alteração circulatória, como também ao tratamento de feridas, a fim de que as ações sejam mais resolutivas.
Desta forma, vislumbra-se utilizar destes conhecimentos no ensino de graduação em enfermagem, como ferramentas nas disciplinas que envolvem o atendimento ao adulto e idoso. É intenção dos pesquisadores, apresentar os resultados deste estudo à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jataí, por meio de apresentação formal aos gestores e profissionais da área de saúde da rede pública municipal. Intenta-se também possibilitar conteúdo para atividades de educação continuada aos profissionais de saúde que atendem a população estudada, bem como ações de orientação aos usuários com úlceras vasculares a partir dos dados obtidos na pesquisa. Desta forma, acredita-se que os alunos envolvidos possam desenvolver habilidades e competências, tanto na avaliação de pessoas com úlceras de origem vascular, como também quanto aos produtos gerados, os quais permitirão ampliar possibilidades para elaboração de políticas publicas que visam melhorar a assistência de saúde aos indivíduos que apresentam úlceras vasculares e são atendidos no serviço público.
- Docentes: Profa. Ms. Suelen Gomes Malaquias; Profa. Ms. Cristiane José Borges e Profa. Ms. Marise Ramos de Souza.
- Bolsistas PET-Enf: Bruna Fernandes da Silva.
____________________________________________________________________
Satisfação do usuário idoso em relação aos atendimentos recebidos nas unidades saúde da família no município de Jataí-GO
A pesquisa em questão visa avaliar a satisfação do usuário idoso em relação aos atendimentos recebidos nas unidades saúde da família no município de Jataí-GO. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativo/descritivo. O instrumento de coleta constituirá de um questionário, o qual será dividido em duas partes principais: a primeira compreenderá as perguntas que delineiam o perfil dos respondentes. Posteriormente, com o intuito de verificar o nível de satisfação dos usuários idosos em relação aos atendimentos recebidos, na segunda parte do questionário, serão elencadas questões sobre o atendimento recebido. Para que os respondentes demonstrassem o seu grau de satisfação com cada um dos itens avaliados. Para a mensuração do nível de satisfação atribuído empregará a escala do tipo Likert de 5 pontos,variando de “totalmente insatisfeito ” (1)a “totalmente satisfeito ” (5).
Como avaliação da pesquisa utilizar-se-á o êxito na publicação em uma revista indexada. Espera-se que o desenvolvimento desta contribua para a melhoria do serviço de atendimento ao idoso, bem como para a formação dos petianos.
- Docentes: Profa. Ms. Cristiane José Borges e Profa. Ms. Marise Ramos de Souza.
- Bolsistas PET-Enf: Lorrayne Emanuela Duarte da Silva e Renata Souza Cyrino
____________________________________________________________
Adesão das gestantes na assistência pré-natal: facilidades e limites
É necessário conhecer o que as mulheres pensam a respeito do pré-natal, principalmente aquelas que não aderem a este acompanhamento. Recomenda-se a formação de grupos operativos, composto por mulheres grávidas, de modo que haja troca de experiência entre as gestantes; nessa oportunidade, o enfermeiro pode identificar os mitos que envolvem o pré-natal e promover a sensibilização para a sua adesão. Apesar da adesão das gestantes à assistência ser um problema sério que impede o cumprimento dos objetivos estabelecidos pelo programa de assistência ao pré natal ainda existem poucos estudos sobre a falta de adesão das gestantes ao pré natal na ESF. Diante do que foi descrito e a partir da vivência no pré natal na estratégia de saúde da família percebemos que um dos principais problemas da assistência ao pré natal é a falta de adesão e continuidade do programa .A partir desta experiência elaboramos um projeto de pesquisa que tem por objetivo verificar a adesão das gestantes ao pré natal na ESF e o identificar os fatores que dificultam esta adesão. Este estudo pretende contribuir com os profissionais de saúde, estudantes e gestores uma vez que, poderá servir de subsídio para discussões e busca de soluções que viabilize a adesão das gestantes à assistência pré natal.
Objetivo Geral: Analisar a adesão das gestantes ao pré natal na estratégia de saúde da família do município de Jataí.
Objetivos Específicos: Caracterizar as gestantes cadastradas na assistência pré natal nas Unidades de saúde da família de Jataí; Verificar o número de gestantes cadastradas nas USF de Jataí; Verificar a adesão ou não das gestantes à assistência pré natal nas USF de Jataí; Verificar a percepção das gestantes sobre a assistência pré-natal realizada na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Jataí; Identificar os fatores que facilitam a adesão ao pré natal na Estratégia Saúde da Família (ESF) sob a ótica das gestantes cadastradas na USF de Jataí; Identificar os fatores que dificultam a adesão ao pré natal na Estratégia Saúde da Família (ESF) sob a ótica das gestantes cadastradas na USF de Jataí.
- Docentes: Profa. Ms. Valquíria Pina Paulino, Profa. Ms. Cristiane José Borges e Profa. Ms. Marise Ramos de Souza.
- Bolsistas PET-Enf: Samantha Ferreira da Costa Moreira, Norrama Araújo Santos e Natália Oliveira Assis.
____________________________________________________________________
Conhecimento dos usuários sobre tuberculose nas salas de espera das instituições de saúde do município de Jataí-GO
O projeto de pesquisa visa identificar o nível de conhecimento sobre tuberculose dos usuários do sistema de saúde, que estão aguardando atendimento em instituições de saúde do município de Jataí – Goiás. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva, com abordagem quanti-qualitativa e tem como proposta abordar os indivíduos que estejam aguardando atendimento em saúde, como: consulta enfermagem, médica, psicologia e outros; nas unidades de alta, média e baixa complexidade do SUS no município de Jataí, convidando-os a responder um instrumento de coletas de dados com questões abertas e fechadas referentes a temática tuberculose.
O critério de avaliação da pesquisa será a submissão do artigo científico para publicação em uma revista indexada. Espera-se que o este projeto estabeleça o nível de conhecimento sobre tuberculose entre os usuários do SUS, propiciando assim subsídios para o desenvolvimento de projetos na área de educação em saúde. Espera-se que os petianos aprendam a importância da pesquisa científica e a sua aplicabilidade na prática do enfermeiro.
- Docentes: Profa. Ms. Marise Ramos de Souza e Profa. Ms. Cristiane José Borges
- Bolsistas PET-Enf: Mikael Henrique de Jesus Batista, Letícia Lopes Dorneles e Pabline Arcanjo Marciano.
URL relacionada: /p/3774-projetos-de-pesquisa-2013 |
---|