PET ENFERMAGEM UFJ NA FEIRA AGROECOLÓGICA!!!!

O PET Enfermagem UFJ marcou presença em mais um evento integrado com vários cursos de graduação da universidade e comunidade jataiense.
Nos dias 13 e 14 do mês de Novembro aconteceu mais uma edição da Feira Agroecológica da Agricultura Familiar do Estado de Goiás em Jataí. Foi um evento organizado pelo Núcleo de Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar - NEAAF da Universidade Federal de Jataí, que contou com a participação de diversos cursos de graduação da instituição de ensino e da comunidade local, que comercializou alimentos e artesanatos.
O PET Enfermagem UFJ não ficou de fora, e marcou presença levando orientações o sobre a saúde do homem e entretenimento para as crianças.
Foram montados quatro estandes, sendo estes:
- Novembro Azul: este estande abordou a saúde do homem, com foco especial no câncer de próstata. A equipe realizou orientações educativas sobre sinais de alerta, prevenção e importância do acompanhamento regular. Como forma de engajamento, foram distribuídos laços azuis às pessoas que dedicaram um momento para ouvir as informações e conversar sobre o tema. Embora o público-alvo fossem adultos, crianças que demonstraram interesse também foram acolhidas, recebendo explicações em uma linguagem simples, acessível e adequada à faixa etária.
- Alimentação saudável: esta atividade foi destinada às crianças, com objetivo de informá-las sobre alimentos saudáveis e que devem ser consumidos diariamente, e os que devem ser evitados ou ingeridos esporadicamente e em pequenas quantidades para não prejudicar os dentes e sua saúde.
- Pintura em papel e brincar de massinha: As crianças puderam pintar várias figuras diferentes, além de soltar a imaginação com massinhas de modelar.
- Pintura facial: A pintura facial foi um verdadeiro sucesso, as crianças e petianas se divertiram muito durante a atividade. Confira a foto abaixo.

Fonte: Arquivo do PET -Enfermagem UFJ, 2025.
A participação no presente projeto de extensão fortaleceu o vínculo com a comunidade e criou oportunidades valiosas de aprendizagem para as petianas. Ao mesmo tempo, contribuiu para estimular mudanças de comportamento e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis pela população atendida. A atuação em parceria interdisciplinar ampliou o olhar das bolsistas, qualificando o processo formativo e favorecendo a construção de conhecimentos mais integrados e significativos.
