Escala de Braden

Lesão por Pressão

A prevenção de lesão por pressão (LP) tem causa multifatorial e sua prevenção e tratamento envolve profissionais de diversas categorias e áreas distintas. A LP, quando ocorrida após a admissão do usuário no serviço de saúde, é reconhecida como um evento adverso potencialmente evitável e também considerada como um marcador da qualidade da atenção à saúde tornando-se um grande desafio aos gestores e profissionais (SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL DE BRASÍLIA, 2020).

Visto a importância de se pensar no bem-estar do paciente e prevenir e/ou minimizar os riscos de desenvolvimento de LP, se torna indispensável que os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente se empoderem na utilização da escala de Braden (SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL DE BRASÍLIA, 2020).

Quem foi Barbara Braden?

Enfermeira e pesquisadora, formada em 1966, na Escola de Enfermagem de Creighton University. Durante seu trabalho com feridas e lesões por pressão, em um hospital do estado de Utah, a enfermeira notou a alta de casos de lesões por pressão na instituição e decidiu buscar meios de reduzir a incidência de lesões por pressão nos pacientes de longa permanência. Diante desse fato, Braden se uniu com a professora de enfermagem da Universidade de Utah, Nancy Bergstrom, e deram início à produção da pesquisa direcionada à criação de ferramentas que auxiliassem os profissionais a manter a segurança dos pacientes locais. A implementação da escala foi rapidamente difundida nas mais diversas instituições de saúde ao redor dos Estados Unidos e do mundo (COREN, 2023).

Escala de Braden

A Escala de Braden (EB) é a mais utilizada no Brasil, para avaliar o risco que o usuário dos serviços de saúde tem de apresentar uma lesão por pressão, contribuindo para a redução de eventos adversos nas instituições de saúde (SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL DE BRASÍLIA, 2020)

É constituída de seis variáveis para avaliação em seis subescalas/parâmetros:

1. Percepção sensorial: relacionada ao desconforto, habilidade de responder à pressão;
  2. Umidade: nível ao qual a pele é exposta à umidade;
  3. Atividade: grau de atividade física;
  4. Mobilidade: capacidade de alterar a posição do corpo;
  5. Nutrição: padrão de alimentação
  6. Fricção e Cisalhamento: Fricção é quando a pele se move contra a superfície de suporte; Cisalhamento a pele, tecidos profundos e a proeminência óssea deslizam uma sobre a outra.

Cada subescala é pontuada de 1 a 4, exceto a variável Fricção e Cisalhamento, que pontua de 1 a 3. O escore total pode variar de 6 a 23 pontos, sendo os usuários classificados da seguinte forma: risco muito alto (escores iguais ou menores a 9 pontos), risco alto (escores de 10 a 12 pontos), risco moderado (escores de 13 a 14 pontos), baixo risco (escores de 15 a 18 pontos) e sem risco (escores de 19 a 23 pontos). A partir deste resultado, o enfermeiro poderá classificar o risco dos pacientes e implementar as estratégias (SECRETÁRIA DE SAÚDE, 2020).

Quanto menor é a pontuação maior o risco do paciente.

A avaliação de risco para esse tipo de lesão deverá ser realizada o mais precocemente (recomendável dentro das primeiras 8 horas) após a admissão do usuário na unidade. A escala de Braden deverá ser aplicada para todos os pacientes acima de 5 (cinco) anos (SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL DE BRASÍLIA, 2020).

Portanto, a escala de Braden proporciona uma avaliação criteriosa para o direcionamento de intervenções de aspectos preventivos para detecção precoce (SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL DE BRASÍLIA, 2020).

Referências

COREN S.P. Coren-SP lamenta falecimento da enfermeira Barbara Braden. 2023. Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/noticias/coren-sp-lamenta-falecimento-da-enfermeira-barbara-braden/. Acesso em: 02 de jul de 2023.

SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL DE BRASÍLIA. Guia rápido de prevenção e tratamento de lesão por pressão. Brasília. p. 05-07. 2020. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/91089/GUIA-RAPIDO-DE-PREVENCAO-E-TRATAMENTO-DE-LP.pdf. Acesso em: 02 de jul de 2023.