Logo PET Enfermagem UFJ
Outubro rosa

Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado por ser o mês de prevenção ao câncer de mama.

Nem sempre é um assunto tão falado mas o outubro rosa trabalha o câncer de mama tanto em mulheres como em homens, isso mesmo que você leu, o câncer de mama acomete também homens, porém o tabu relacionado ao autocuidado em saúde entre os homens e o preconceito sofrido por pacientes acometidos pela doença, dificulta o diagnóstico precoce.

Como a mama masculina é pequena e os nódulos surgem atrás do mamilo, geralmente não é possível fazer cirurgias conservadoras, ou seja, que retirem apenas parte da mama, como ocorre na abordagem das mulheres. A cirurgia de câncer de mama em homens costuma ser a mastectomia total: retirada de toda a mama, com aréola e mamilo também removidos.

É valido lembrar que no Brasil, no ano de 2020, houveram cerca de 662 diagnósticos de câncer de mama em homens, ou seja, é de suma importância que tanto profissionais da saúde, quanto os homens deem a devida atenção a esse assunto, e realizem o exame de mamografia sempre que se levantar uma suspeita e que houver histórico familiar de câncer de mama.

 

Categorias: Informações Gerais