Logo PET Enfermagem UFJ
Post de conscientização sobre o uso de tabaco e os seus riscos.

Dia Nacional do Combate ao Fumo.

Venha saber mais sobre o Dia Nacional de Combate ao fumo, os riscos desse hábito e as dicas para quem deseja abandonar o vício.

No dia 29 de Agosoto, comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Nesse dia, é de suma importância a conscientização da população acerca dos riscos sobre o uso de cigarros e seus derivados, somado a isso, os benefícios que surgem com o abandono do vício dessa droga lícita.
Sabe-se que a banalização cultural da população sobre o hábito de fumar acabou por fortalecer o consumo de cigarros tradicionais pelo povo. Análogo a isso, na contemporaneidade, os adolescentes e  os jovens estão sendo inseridos precocemente como público consumidor dos cigarros eletrônicos e narguilés, o que também é chamado pelos órgãos de saúde como "Epidemia de Nicotina entre os Jovens".
Por isso, é de grande importância orientar a população dos malefícios que o tabagismo pode causar, como:
Dependência química e psicológica;
Aumento prejucial da pressão arterial sistêmica e da frequência respiratória;
Problemas cardiovasculares e respiratórios;
Tendência à aneurismas ou ao Acidente Vascular Encefálico (popular derrame cerebral);
Vulnerabilidade à Covid-19;
Suscetibilidade aos variados tipos de câncer, em especial, os que antigem as vias aéreas, desde a boca até os pulmões.
Agora que já são conhecidos os riscos advindos do tabagismo, vale lembrar que nunca é tarde para recomeçar e cultivar bons hábitos de saúde, uma vez que mesmo após muitos anos de uso do cigarro, o corpo humano percebe as diferenças da ausência de substâncias químicas, dessa maneira, ele consegue devolver, mesmo que aos poucos, uma melhor qualidade de vida para quem abandona o uso do cigarro e de seus derivados. Em virtude disso, são alguns desses benefícios:
É possível regredir doenças oriundas do tabagismo;
Estabilização da pressão sanguínea e da pulsação;
Melhorias na olfação de aromas e na degustação de sabores;
Exclusão da nicotina na corrente sanguínea;
Melhora no desempenho da oxigenação do corpo;
Os pulmões trabalham melhor e a respiração fica mais facilitada;
Redução das chances de desenvolver cânceres com o passar dos anos como ex-fumante.
Por fim, abandonar o hábito de fumar é uma missão desafiadora, mas jamais impossível, por essa razão, procurar ajuda multidisciplinar dos profissionais de saúde faz com a jornada seja mais leve. Sem dúvidas, o Sistema Único de Saúde conta com programas e grupos de apoio para acolher os usuários de saúde que desejam abandonar o vício.
Referências
1. Pare de fumar! Você conhece os riscos do tabagismo?. Minha Saúde ProTeste, 2020. Disponível em: <https://minhasaude.proteste.org.br/pare-de-fumar-voce-conhece-os-riscos-do-tabagismo/> Acesso em : 29 de agosto de 2022.
2. Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para os Perigos do Cigarro. Oswaldo Cruz, Hospital Alemão, 2020. Disponível em: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/dia-nacional-de-combate-ao-fumo-alerta-para-os-perigos-do-cigarro/#:~:text=O%20h%C3%A1bito%20de%20fumar%20%C3%A9,diretamente%20tamb%C3%A9m%20correm%20s%C3%A9rios%20perigos. Acesso em: 29 de agosto de 2022.
3. Instituto Nacional do Câncer (INCA) [internet]. Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Tratamento do Tabagismo. [acesso em 29 de agosto 2022]. 2021. Disponível em:  https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tratamento.