Capa

Agosto Dourado

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil (MS, 2017).

Agosto Dourado é o mês de incentivo ao aleitamento materno  buscando reforçar que o leite das mães concentram tudo o que os bebês precisam, como as proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, anticorpos e água. Além disso, crianças  que foram amamentadas possuem alguns benefícios, como: 13% menos chances de sobrepeso/obesidade, 35% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2, apresentam melhor desempenho escolar e recebem no leite materno componentes que as protegem contra o desenvolvimento de doenças alérgicas.

O Brasil conta com algumas políticas inclusivas na área de aleitamento materno, para além da licença-maternidade e a licença-paternidade, com o intuito de incentivar a amamentação. Entre ela, temos: A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), os Bancos de Leite Humano (BLHs), a Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAM), a Rede Amamenta e Alimenta e a Mulher Trabalhadora que Amamenta, permitem que a informação e locais de apoio estejam próximos à mãe e às suas famílias para facilitar que a amamentação ocorra da forma exclusiva recomendada.

A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos bebês desde o início da vida contribuindo para a segurança alimentar de toda a sua família.

Por tanto, é importante usar a  educação como forma de transformação dos sistemas existentes em políticas nacionais para ajudar a garantir instalações de saúde amigas da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, que irão restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, tanto em curto como em longo prazo.

Fonte:

- FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Agosto Dourado 2021: Proteger a Amamentação. Rio de Janeiro, 20 out. 2021. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/agosto-dourado-2021-proteger-a-amamentacao>.

- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.