JULHO LARANJA: CAMPANHA PELO ATENDIMENTO ORTODÔNTICO INFANTIL

JULHO LARANJA

• O que é?

É uma campanha de conscientização da população sobre a importância da prevenção e do tratamento ortodôntico precoce.

A campanha também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva e boa noite de sono.

• Por que apoiar a campanha?

Porque iniciar o tratamento ortodôntico e/ou ortopédico precocemente só traz vantagens para a criança. Pois, como a criança ainda está se desenvolvendo, se o ortodontista intervém nessa fase, pode fazer um redirecionamento para a posição correta dos ossos da face e dá melhorias no posicionamento dos dentes, evitando a necessidade de tratamentos mais agressivos no futuro.

Além de que, essa campanha vem para alertar que a primeira avaliação ortodôntica deve ser feita mesmo se a criança possuir ainda apenas dentes de leite ou pelo menos no início da troca dentária que geralmente ocorre por volta dos 6 anos.

• Sobre a Campanha:

A cor laranja foi escolhida para simbolizar essa campanha pois representa alegria, vivacidade e confiança. O mês de julho foi o escolhido porque é o período em que os brasileiros costumam buscar mais a Ortodontia Infantil. Em 2020, a mobilização ganhou uma mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.

passarinho julitoMascote Julito

Por isso, é fundamental que os pais sejam os maiores exemplos para os filhos. A criança tende a imitar o que vê, junto das pessoas com quem mais convive. A presença dos pais e cuidadores é bastante benéfica para naturalizar um estilo de vida mediante alimentação saudável e higiene adequada.

Lembre-se:

Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida!

• Fonte:

Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal. CRO DF. Julho Laranja: campanha promove a Ortodontia preventiva e cuidados com a saúde bucal. 15 de julho de 2021. Disponível em: < https://cro-df.org.br/julho-laranja-campanha-promove-a-ortodontia-preventiva-e-cuidados-com-a-saude-bucal/ > Acesso 04 de julho de 2022.

GrupoOrto Odontologia de A a Z. Julho Laranja, o que é?. Disponível em: < https://grupoorto.com.br/blog/julho-laranja-o-que-e > Acesso 04 de julho de 2022.