Logo PET Enfermagem UFJ
Imagem PNG

FEVEREIRO ROXO

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para as pessoas portadoras de doenças crônicas, como o Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

O que são doenças crônicas?

- São aquelas que apresentam um inicio gradual, com duração longa e, que geralmente apresentam múltiplas causas - predisposição genética, má alimentação, sedentarismo, tabagismo e entre outros -, em que o tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo.

• Tipos de doenças crônicas:

 

- Alzheimer:

É um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, podendo levar até a demência. É mais frequente em idosos e evolui gradativamente, causando prejuízos ao cérebro.

A doença possui fases leve, moderada e grave.

Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves como, a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Embora ainda não possua uma forma de prevenção específica, recomenda-se manter a cabaça ativa e uma boa vida social, regada de bons hábitos. Isso pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.

 


- Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

É uma doença inflamatória e autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, por exemplo:
- pele
- articulações
- rins e;
- cérebro.

Mais comum entre as mulheres, e os sintomas podem variar de acordo com a região do corpo afetada. Sendo os principais sintomas:

- Febre
- Fadiga
- Rigidez Muscular e Inchaço
- Dores em articulações
- Vermelhidão na face sobre bochechas e nariz em formato de borboleta
- Dificuldade para respirar
- Dores de cabeça
- Sensibilidade a luz solar
- Desconforto, mal-estar e ansiedade
- Queda de cabelo.

O Lúpus pode se manifestar de 4 formas diferentes, que tem causas distintas.

1- Lúpus Discoide: limitado à pele da pessoa. Identificado com o surgimento de lesões avermelhadas com tamanhos, formatos e colorações especificas na pele, especialmente no rosto, nuca e/ou couro cabeludo.

2- Lúpus Sistêmico: é o tipo mais comum. Pode ser leve ou grave, conforme cada situação. Ocorre a inflamação em todo o organismo da pessoa, o que compromete vários órgãos e sistemas, além da pele, rins, coração, pulmão, sangue e articulações.

3- Lúpus induzido por drogas: também é comum e acontece pois algumas substâncias de algumas drogas e/ou medicamentos podem provocar inflamação com sintomas parecido com o Lúpus sistêmico. No entanto, a doença desse caso, tende a desaparecer assim que o uso da substância terminar.

4- Lúpus neonatal: forma bastante rara e afeta bebês recém-nascidos de mulheres que tem lúpus. Quando a criança nasce, normalmente pode vir a apresentar erupções na pele, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas, mas esses sintomas tendem a desaparecer naturalmente após alguns meses.

 

- Fibromialgia

É uma doença reumatológica que atinge cerca de 3% da população brasileira, especialmente as mulheres, conforme dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

É uma condição caracterizada por dor muscular generalizada e crônica, mas que não apresenta evidencias de inflamação nos locais de dor, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor.


O diagnóstico precoce é imprescindível para que os sintomas sejam controlados ou retardados, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos por essas patologias.

 

Cuide-se! Mantenha hábitos de vida saudáveis e vá regularmente ao médico para realizar exames de rotina. 

 

 

Fonte:

BLOG VIVA. O QUE É UMA DOENÇA CRÔNICA? COMO PREVENIR E TRATAR CORRETAMENTE?. 08 de fev. de 2021. Disponível em: < https://vivamais.cemigsaude.org.br/o-que-e-uma-doenca-cronica/ > Acesso em 20 de fev. de 2022

CEU Diagnósticos. Fevereiro roxo: afinal, você sabe o que a campanha significa?. Disponível em: < https://www.clinicaceu.com.br/blog/fevereiro-roxo-o-que-a-campanha-significa/#A_importancia_da_campanha_para_um_diagnostico_precoce > Acesso em 20 de fev. de 2022

Farmanguinhos. Fevereiro Roxo. 26 de fev. de 2021. Disponível em: < https://www.far.fiocruz.br/2021/02/fevereiro-roxo/ > Acesso em 20 de fev. 2022

Secretária de Estado de saúde. Fevereiro Roxo conscientiza sobre Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. 08 de fev. de 2021. Disponível em: < https://www.saude.ms.gov.br/fevereiro-roxo-conscientiza-sobre-alzheimer-fibromialgia-e-lupus/ > Acesso em 20 de fev. de 2022