Logo PET Enfermagem UFJ
Acessibilidade e direito

Acessibilidade e direito - Semana Nacional Da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, neste ano ocorre nos dias 21 a 28 de agosto.

Essa semana é marcada pelo objetivo de divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla, como meio de transformar a realidade superando desafios que os impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

O Brasil é um dos países que possuem uma legislação mais avançadas na garantia de direitos às pessoas com deficiência, porém na prática o que assegura as leis, não é acessível a todos.

Autonomia, protagonismo e independência tem sido conceitos centrais dessa campanha, como tema principal da mesma está intitulado “É tempo de transformar conhecimento em ação”.

Dessa maneira, a campanha visa um debate com as pessoas em condições de deficiência sobre seus direitos a partir de conteúdos acessíveis e de fácil aplicação.

Com pequenas atitudes, podemos transformar a realidade de muitos deficientes 💙

REFERÊNCIAS:
EDUARDO, V. Apae inicia a semana Nacional da Pessoa Com deficiência intelectual e múltipla. DeFato Notícias, 2021. Disponível em: <https://defatoonline.com.br/apae-inicia-semana-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual-e-multipla/> Acesso em: 24 de agosto de 2021.