Todos juntos pela saúde e segurança do trabalho

Abril Verde - Todos juntos pela saúde e segurança no trabalho

Todos juntos pela saúde e segurança do trabalho

No dia 28 de abril é comemorado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida devido a um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia – USA, em 1969. No Brasil essa data foi reconhecida em 2005 e criada a lei nº 11.121 que a define.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, no Brasil nos últimos 44 anos o número de acidentes inerentes ao trabalho chegou a 36.623.216, dado bastante relevante que evidencia a importância da campanha do Abril Verde – Todos juntos pela saúde e segurança no trabalho.

A saúde do trabalhador passou a ser incorporada nas ações do Sistema Único de saúde (SUS) em 1990, por meio da Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90, que destinou à direção nacional do SUS a responsabilidade da implementação da política de saúde do trabalhador. Dando direito a um conjunto de atividades, com o intuito de promoção, prevenção e recuperação da saúde desse trabalhador.

Das doenças e agravos que podem ocorrer no ambiente de trabalho, pode ser classificado de acordo com o agente provocador, podendo ser agente físico, químico ou biológico e também a organização do trabalho, que se caracteriza por condições insalubres de trabalhos, pressões psicológicas, exagerada carga horária de trabalho, entre outros que podem causar danos.
A saúde é um direito de todos e também do trabalhador, vamos todos juntos pela saúde e segurança do mesmo.

BRASIL. Secretária de Estado da Saúde. Saúde do trabalhador. Alagoas, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Campanha Abril Verde e Azul. Brasília, 2021.
BRASIL. Presidência da República. Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Decreto Nº 7.602, De 7 De Novembro De 2011. Brasília, 2011.
BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho (TST). 2021.