Logo PET Enfermagem UFJ
Outubro rosa 2019

OUTUBRO ROSA

No mês de outubro comemoramos o Outubro Rosa: trata-se de um movimento internacional para conscientização sobre o câncer de colo de útero e câncer de mama. 

  

 

A campanha tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre os fatores de risco, de prevenção e de proteção. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, respectivamente ao câncer de colo de útero.Estima-se que em 2019 surjam mais de 59.700 casos novos de câncer de mama, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2019).

   O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz. Por isso é importante manter-se atenta sobre seu estado de saúde, realizar o autoexame e verificar se há alguma anormalidade. Já o exame de prevenção ao câncer de colo de útero (papanicolau) é gratuito e é realizado nas Unidades Básicas de Saúde. Fique atenta!

 Referências: INCA. Outubro Rosa. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2019/outubro-rosa-2019>. Acesso em: 8 out. 2019.