
O que é câncer de intestino?
O câncer de intestino (também chamado de câncer de colorretal), se dá por tumores encontrados no intestino grosso, mais especificamente nas partes do cólon, reto e ânus (INCA, 2019).
Os sinais e sintomas mais comuns relacionados ao câncer de intestino são: melena (presença de sangue nas fezes), dor abdominal, alterações do habito intestinal (diarreia ou prisão de ventre alternados), anemia, fraqueza, massa abdominal e fezes muito finas e compridas. Muitas vezes, esses sinais estão associados à outros problemas gastrintestinais como hemorroidas, verminose e outros, e por isso devem ser examinados para um diagnóstico correto (INCA, 2019).
Para o diagnóstico da doença, é necessário a realização do procedimento da coleta da amostra de tecido suspeito, no qual é introduzido um endoscópio no reto e coletado um pequeno pedaço da parte lesada (INCA, 2019).
O tratamento é feito inicialmente a partir de uma cirurgia, no qual é retirada a parte do intestino acometida pelo tumor e os gânglios linfáticos encontrados dentro do abdome, além da indicação de radioterapia e quimioterapia dependendo do estágio em que se encontra o câncer (INCA, 2019).
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, descoberta precoce do câncer é essencial para uma maior possibilidade de tratamento e cura, e pode ser prevenido através de uma boa qualidade de vida, incluindo o peso adequado, alimentação saudável e rica em fibras, não fumar e praticar exercícios físicos regularmente.
REFERÊNCIAS
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER, Câncer de intestino. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino>. Acesso em: 09 set. 2019.