Dia 29 nacional de combate ao fumo

Dia 29 de Agosto- Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado dia 29 de agosto e tem como objetivo reforçar as ações nacionais para sensibilização e mobilização da população para danos tanto sociais, políticos, econômicos e ambientais, danos estes causados pelo tabaco.

Este dia nacional para o combate ao fumo foi criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

O Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento de ações para prevenção e controle de câncer no Brasil, e neste ano juntamente com o Ministério da Saúde lançaram o tema da campanha “Tabaco ou Saúde Pulmonar - o uso do narguilé”, tendo como objetivo aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco ou a exposição de forma passiva pode ocasionar na saúde, procurando reforçar também o papel desempenhado pelos pulmões. A campanha objetiva alertar a população sobre os riscos de doenças pulmonares, resultantes do consumo de tabaco ou de produtos derivados como exemplo a narguilé.

Parece inofensivo, mas fumar narguilé equivale a fumar 100 cigarros, o narguilé possui uma característica própria no qual um único cachimbo é usado por várias pessoas com objetivo de socializar. O seu uso é mais comum entre os jovens de 13 a 25 anos. Além disso, como pode ser usado com água para filtração ou aromatizantes, a sensação de que não causa nenhum dano à saúde, atrai muito os jovens. O narguilé pode causar dependência e pode ser a chave para o uso de outras drogas que causam dependência.

Segundo a OMS o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, é também o causador por 85% das mortes por doenças pulmonares crônicas como a bronquite. 30% dos fumantes são acometidos por câncer como de pulmão, boca, laringe, faringe, estômago entre outros, 25% por doenças coronarianas como o infarto e 25% por doenças cerebrovasculares como o acidente vascular cerebral (AVC).

Parar de fumar reduz as chances de desenvolver câncer, não importa a idade!!!

REFÊRENCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Orientações Dia Nacional de Combate ao Fumo. Instituto Nacional de Câncer (INCA), 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//manual dia-nacional-combate-fumo-2019.pdf. Acesso em: 25 de agosto de 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n° 7.488, de 11 de junho de 1986. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1980-1988/L7488.htm. Acesso em: 25 de agosto de 2019.