Logo PET Enfermagem UFJ
Dia 08 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Colesterol

08 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado no dia 8 de agosto, esta data simboliza a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, que segundo a Organização Mundial de Saúde estas doenças são as maiores causadoras de mortalidade no Brasil.

O que é o colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura produzida em nosso organismo, essencial ao funcionamento do nosso corpo, este gordura é muito importante na produção de hormônios e também auxilia na digestão de alimentos.

HDL X LDL

Em nosso sangue existem dois tipos de colesterol, temos o colesterol chamado de “ruim” que se refere ao colesterol LDL, que é o responsável por obstruir as artérias, podendo então causar doenças como o infarto e acidente vascular cerebral (AVC). E existe também o colesterol considerado “bom” também chamado de HDL, que tem como função impedir o acúmulo de gordura no sangue e consequentemente diminuído a formação de placas de gorduras.

A função do colesterol “bom” (HDL) é retirar o excesso de colesterol da circulação, levando-o de várias partes do corpo até o fígado, que consegue retirar esta gordura existente no sangue. Já o colesterol “ruim” (LDL) auxilia no transporte do colesterol que é produzido no fígado, para as células que necessitem dele, ou seja, então quando há uma grande quantidade deste colesterol na circulação, o colesterol “bom” não consegue retirar, causando a obstrução das artérias, ocasionando uma doença chamada de aterosclerose.

Para manter o colesterol controlado e evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares é necessário ter uma alimentação saudável, ou seja, diminuir o consumo excessivo de alimentos que possuem gordura, principalmente alimentos de origem animal como ovos e carnes, e alimentos de origem processada como salgadinhos de pacote e comidas congeladas. Praticar exercícios físicos também é uma alternativa e lembre-se de fazer exames regulares mantendo assim a saúde sempre em dia.

Referências

BRASIL. Ministério da saúde. Blog da Saúde. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34251-dia-nacional-de-combate-ao-colesterol. Acesso em: 16 de agosto de 2019.