Logo PET Enfermagem UFJ
AGOSTO DOURADO

*AGOSTO DOURADO*

O mês de agosto é dedicado a ações de promoção e proteção que incentivem e apoie o aleitamento materno e este mês é marcado pela semana mundial do aleitamento materno, que acontece entre os dias 1 à 7 de agosto.

 

A campanha do Ministério da Saúde deste ano de 2019 está como tema a “Amamentação: incentive a família, alimente a vida’’ no qual procura conscientizar de que forma pais, família, amigos e profissionais da saúde podem apoiar a amamentação. Os pais e a família podem auxiliar encorajando a mãe a sempre amamentar, ajudando com tarefas domésticas para que o aleitamento seja mais proveitoso reconhecendo a importância da amamentação, já os profissionais de saúde podem auxiliar criando grupos de apoio ao aleitamento materno, na escuta e troca de informações, passando sempre confiança e respeito.

Amamentar é muito mais que nutrir a criança. É um processo que auxilia no vínculo entre a mãe e o bebê, e o protege contra infecções e promove o desenvolvimento cognitivo e emocional.  O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação seja realizada até os dois anos de idade ou mais e nos primeiros 6 meses de vida do bebê receba somente o leite materno exclusivamente e após os 6 meses o bebê já pode incrementar juntamente com a amamentação outros alimentos.

 O leite materno oferece inúmeros benefícios para o bebê pois é fonte de proteção contra diversas doenças como diarreia, infecções respiratórias e diminui o risco de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão, o leite é umas das ferramentas mais importantes no combate a mortalidade infantil. Já para a mãe, amamentar reduz a probabilidade principalmente de câncer de colo de útero e de mama.

Caso a mulher tenha dificuldades no processo de amamentar é importante sempre procurar um profissional da saúde, ou uma Unidade básica de saúde mais próxima.

 

A amamentação precisa da participação de todos!!!

Referência: BRASIL. Ministério da saúde. Aleitamento. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/crianca#aleitamento. Acesso em: 09 de agosto de 2019.