27/06/2019

27 de Junho: Dia Internacional do Diabético

27 de Junho, comemora-se o “Dia Internacional do Diabético”, que têm como objetivo, alertar a população mundial sobre a importância da prevenção e o tratamento da Diabetes Mellitus, além de destacar a relevância do controle de um plano alimentar para uma vida saudável.

27/06/2019

27 de Junho, comemora-se o “Dia Internacional do Diabético”, que têm com o objetivo, alertar a população mundial sobre a importância da prevenção e o tratamento da Diabetes Mellitus, além de destacar a relevância do controle de um plano alimentar para uma vida saudável.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (2018), a diabetes é uma doença crônica onde o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizá-la adequadamente. A insulina é o hormônio responsável por regular a quantidade de glicose no sangue, sendo fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que necessita de energia da glicose que obtemos através dos alimentos, para o funcionamento eficaz do corpo. Altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Mesmo não tendo cura para o Diabetes, são disponibilizados tratamentos pelo SUS que devem sem seguidos de forma regular e corretamente, evitando possíveis agravos.

"Prevenção é o meio mais poderoso para evitar doenças", defende o Ministro da Saúde, em um congresso sobre Diabetes.