Campanha de Vacinação contra H1N1
Fique por dentro, e previna-se!
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, ocorre durante todo o ano sendo mais frequente no outono e no inverno. A melhor maneira de se prevenir é através da vacinação, é por meio dela que é possível adquirir imunidade contra o vírus influenza, a janela de memória do sistema imune contra as cepas de vírus dura de 6 a 12 meses, por isso a vacinação é anual.
A transmissão ocorre por meio de contato direto pessoa a pessoa por meio de gotículas, expelidas pelo indivíduo contaminado com o vírus influenza, ao falar, espirrar e tossir. Pode ocorrer transmissão pelo ar e pela inalação de partículas residuais que podem ser levadas a distâncias maiores que 1 metro, as mãos são o principal veículo de contaminação, por isso sempre lave bem suas mãos.
Pessoas adultas infectadas são capazes de transmitir os sintomas entre 24 e 48 horas. antes do início dos sintomas,crianças quando comparadas com adultos também excretam vírus mais precocemente e com maior carga viral e indivíduos imunodeprimidos podem excretar o vírus por semanas ou meses.
O período de incubação, ou seja, o tempo desde a infecção até a manifestação dos sintomas, é em geral de 1 a 4 dias, os sintomas incluem:
- Febre alta;
- Tosse seca;
- Coriza;
- Obstrução Nasal;
- Dor de garganta;
- Mialgia;
- Prostração;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Mal-estar;
Idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem maior risco de desenvolver complicações da doença. As principais complicações são:
- Pneumonia;
- Desidratação;
- Piora de doenças crônicas como, insuficiência cardíaca e asma;
Indicação da Vacina influenza:
- Crianças entre 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade;
- Gestantes, puerperas (em até 45 dias);
- Professores;
- Trabalhadores da saúde;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Idosos;
- Pessoas portadoras de comorbidades;
Fiquem atentos ao calendário e principalmente aos períodos de vacinação de cada grupo, em caso de dúvidas procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Fonte:
Imagem: SES-GO
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Informe técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.