Logo PET Enfermagem UFJ
Doação de sangue

Doe sangue, doe vida!

 

Doação de sangue

 

Doe sangue, doe vida!

 

A doação de sangue é um ato totalmente voluntário e que pode salvar vidas. Várias pessoas necessitam desse ato altruísta em intervenções clínicas urgentes de grande complexidade, como transfusão sanguínea, transplantes, procedimentos oncológicos e entre outros.

O Ministério da Saúde ressalta  sobre a importância de os brasileiros adotarem a cultura de doar sangue regularmente, com o objetivo de manter os estoques de bolsas de sangue sempre abastecidos para caso necessários e urgentes.

Para realizar a doação de sangue é necessário ter: idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos de idade (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal), pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores a doação, caso seja após o almoço, aguardar 2 horas, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento de identificação com foto.

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher, o intervalo mínimo deve ser dois meses para os homens e três meses para as mulheres.

Não é permitido a doação de sangue para mulheres gestantes e pessoas que tenham passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade e evidências das seguintes doenças transmissíveis: Hepatite B e C, AIDS, doenças associadas ao vírus HTLV I e I, doença de chagas e uso de drogas ilícitas injetáveis.

Para pessoas residentes em Jatai - GO que tenham o interesse de realizar doação de sangue, deve entrar em contato com Hemocentro,  localizado no Hospital das Clínicas, aberto de segunda a sexta das 08h as 16h.

Doe sangue, doe vida!



Referências:

BRASIL. Ministério da saúde: Doação de sangue. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue. Acesso em : Março de 2019.

Prefeitura Municipal de Jataí. Hemocentro de Jataí. Disponível em:http://www.jatai.go.gov.br/hemocentro-de-jatai-estara-aberto-neste-sabado-para-reforcar-estoques-de-sangue/  Acesso em: Março de 2019.