Logo PET Enfermagem UFJ
Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

 

Dia Internacional da Mulher

 

Na última sexta-feira, dia 08 de Março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. Essa data é celebrada anualmente e surgiu essa ideia depois que o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. 

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2014, aponta o grande problema da violência contra as mulheres no Brasil, 503 mulheres são vítimas de violência a cada hora. Em 2016, 66% dos brasileiros presenciaram uma mulher sendo agredida fisicamente ou verbalmente, 47% dos homens viram outros homens brigando e se agredindo por causa de ciúmes de uma mulher, 73% acreditam que a violência contra a mulher aumentou nos últimos 10 anos, 51% viram mulheres sendo abordadas na rua de forma desrespeitosa, 20,4 milhões de mulheres receberam comentários desrespeitosos na rua, 5,2 milhões foram assediadas em transporte público e 2,2 milhões foram agarradas ou beijadas sem seu consentimento.

A violência contra a mulher além de atingir a esfera física, atinge a saúde emocional, a relação familiar e a situação econômica. Mulheres que são vítimas de violência procuram as unidades de saúde com diversas queixas acerca dos agravos recorrentes, como lesões, dores, depressão e baixa autoestima.

É evidente que a violência contra a mulher é um problema atual, que afeta milhões de mulheres no Brasil. Desse modo, precisamos criar estratégias que eliminam a opressão, violência e a desigualdade de gênero.

Diante desse contexto, o Grupo PET - Enfermagem - Regional Jataí compartilha a ideia da luta contra a violência às mulheres.

Referências:

LUCENA, K. D. T. et al. Associação entre a violência doméstica e a qualidade de vida das mulheres. Ribeirão Preto, vol.25, Junho 2017.

DATAFOLHA. Termômetro Paulistano: Assédio sexual contra as mulheres. São Paulo, 2014. Disponível em: http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2014/04/1440470-duas-em-cada-tres-paulistanas-dizem-ja-ter-sido-vitimas-de-assedio-sexual.shtml. Acessado em Março de 2019.