Logo PET Enfermagem UFJ
vacinação

Dia Nacional da Vacinação - 17 de Outubro

vacinação

A vacinação é uma ação preventiva contra vírus e bactérias, que além de ser positiva para o indivíduo é eficácia para a comunidade inteira, pois uma vez que uma pessoa é vacinada não irá transmitir determinada doença.
No último dia 17 de Outubro comemorou-se o Dia Nacional de Vacinação, um dia muito importante para se falar de todas as conquistas e todos os programas de vacinação. O Brasil já erradicou doenças como Poliomelite que era a principal causa de paralisia infantil.
Nos últimos anos algumas doenças que já foram dadas como erradicadas, voltaram a ameaçar a população brasileira, doenças como o Sarampo, Rubéola e Difteria. Por isso vale lembrar que é muito importante o acompanhamento do Calendário Anual de Vacina, ele não contempla apenas crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.
Por esse motivo o Ministério da Saúde criou uma campanha publicitária de conscientização sob o conceito “Porque contra arrependimento não existe vacina”, que alerta a importância de manter sempre a vacinação em dia. O objetivo é mostrar que a não vacinação pode ser perigosa, já que abre caminho para a reintrodução de doenças já eliminadas no país, e que pode matar.
Atualmente, no Brasil, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção deve iniciar-se nos recém-nascidos e se estender por toda a vida, e mais de 6 campanhas de vacinação como a de febre amarela, gripe, malária, tuberculose, sarampo, poliomelite.
Vacine-se
Fonte: Ministério da Saúde