Logo PET Enfermagem UFJ
ll

Outubro Rosa

Mês de conscientização sobre o câncer de mama. 

ll

 

            Começa neste mês, a campanha Outubro Rosa, um movimento internacional para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo orientar a população sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

            Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, depois do câncer de pele não melanoma, responsável por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Apesar de ser raro, a doença também acomete na população masculina, responsável por aproximadamente 1% dos casos.

            Vale enfatizar que a campanha outubro rosa, mobiliza mundialmente mulheres de todas as idades a se informarem e fazerem exames rotineiros afim de diagnosticar precocemente o câncer. Sendo assim, as mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde para realizarem o exame.

            O câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Em caso de alterações suspeitas nas mamas, é importante procurar o serviço de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a mamografia de rotina gratuita, recomendada para mulheres de 50 a 69 anos de idade, a cada dois anos.

#Junte-se a campanha

#Outubro Rosa

#Cuide-se