Logo PET Enfermagem UFJ
Site Setembro

Setembro Amarelo

Mês de Prevenção do Suicídio

 

Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização criada para a prevenção de suicídios divulgada em todo mundo no dia 10 de setembro pela associação internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), mas ela acontece durante o ano todo.

Para Scavacini,(s/d) o suicídio não acontece de uma hora para outra. Geralmente as pessoas estão lidando com questões de saúde mental que podem facilmente ser confundidas com aspectos da própria adolescência.

Falar sobre essa temática deve ser de maneira responsável e solidária  para promover ajuda a quem precisa e difundir conhecimentos sobre pensamentos suicidas, suicídio em si e saúde mental (OMS, 2000).

A Organização Mundial de Saúde reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública. Aproximadamente 800 mil pessoas suicidam-se todos os anos, o que significa uma pessoa a cada quarenta segundos (OMS, 2014).

Entre os fatores de risco para o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno de ansiedade. A prevenção é o primeiro passo para se evitar as causas do suicídio (OMS, 2006).

 

“Não desista, vá em frente, sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso”

(Charles F. Kettering).

Site Setembro amarelo