Logo PET Enfermagem UFJ
vacinação

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE

A campanha de vacinação está ocorrendo desde o dia 06 de agosto e continuará ate o dia 31 deste mês. Esta campanha visa reduzir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência de sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. O público alvo para as vacinas de poliomielite e sarampo independente da situação vacinal são para crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. O dia D de mobilização nacional será no próximo sábado, 18 de agosto.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (gotinha). Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

O que é a Poliomielite?

A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. A mesma pode causar paralisia e até mesmo a morte, mas a maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sintomas, deixando a doença passar despercebida.

Sinais e Sintomas:

- Dor na garganta e na cabeça;

- Vômitos;

- Mal-estar;

- Dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores);

- Meningite.

É importante salientar que a vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente– VOP (gotinha).

 

O que é o Sarampo?

É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Sinais e sintomas:

  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;
  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2018)

Procure a Unidade Básica de Saúde próxima de sua casa e vacine sua criança.

VACINAÇÃO É PROTEÇÃO!