Logo PET Enfermagem UFJ
Imagem utilizada para notícia sobre férias em 10/07/18.

FÉRIAS, PRAIA E OS POSSÍVEIS RISCOS

O período de férias é um dos mais esperados do ano por todos nós, pois é um momento que tiramos para descansar, curtir a nossa família e viajar. Afinal, quem não quer fazer isso com uma vista para o mar?! Mas, é preciso ter alguns cuidados fundamentais.

Às vezes, a vontade intensa de aproveitarmos o mar, o sol e o calor pode influenciar para a negligência de aplicar o protetor solar, bem como, da importância de ingerirmos água. Tal fato, pode ocasionar a ocorrência de queimaduras solares e da desidratação.

“A pele que sofreu uma queimadura tem sua barreira danificada e com isso há um aumento da perda de água transepidérmica, o que pode predispor ou agravar quadros de desidratação”. Para evitar que problemas como esses estraguem as férias, a melhor prevenção é utilizar o protetor solar “Em situações de exposição solar, o filtro deve ser reaplicado a cada 2 horas e toda vez após mergulhos ou atividades físicas que impliquem em situações de sudorese excessiva. Atente-se também ao fator de proteção do filtro solar, o mais indicado é usar acima de 30”. E lembre-se manter o corpo hidratado é simples mas requer atenção constante. A ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia é fundamental e isso implica que devemos criar o hábito de beber água mesmo quando não estivermos com sede. 

Outra dica é aumentar o consumo de alimentos que possuem bastante água na composição, como por exemplo: melancia, melão, laranja, uva, entre outras. Beber outros líquidos como sucos, água de coco, bebidas isotônicas, chás e afins também repõem os sais minerais perdidos na transpiração. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

STEVAUX, D. Como tratar queimaduras de sol e se livrar da desidratação na praia. Disponível em: <https://anamariabraga.globo.com/acorda-menina/viver-bem/dicas-para-/se-livrar-de-queimaduras-e/-desidratacao-na-praia>. Acesso em: 08/07/2018.