28/06/2018

TEATRO DE FANTOCHES COMO INSTRUMENTO LÚDICO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO JATAHY SHOPPING

Nos dias 18, 19 e 20 de maio, foi realizado pelo PET Enfermagem UFG-REJ o projeto de extensão intitulado “teatro de fantoches como instrumento lúdico para a promoção da saúde de crianças e adolescentes” em parceria com a prefeitura municipal de Jataí na campanha “PROTEGER É PRECISO” que contou com ações contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes.

O referido projeto teve como objetivos desenvolver ações de promoção da saúde para crianças e adolescentes, por meio de histórias teatrais contadas com o uso de fantoches “com o tema bullying na escola”  bem como estimular as crianças e adolescentes participantes da campanha a adotarem comportamentos e hábitos saudáveis por meio de atividades lúdicas; Incentivar os mesmos a serem multiplicadoras de informações e conhecimentos, o mesmo também proporcionou ao petiano o cumprimento do papel social da universidade frente à comunidade, bem como, o desenvolvimento de habilidades e competências para promoverem saúde de maneira lúdica.

O projeto em questão proporcionou uma contribuição enriquecedora na formação dos petianos. Através deste foi possível transmitir conhecimento e levar até a criança comportamentos e ações adequadas diante de situações de violência como bullying na escola e em qualquer recinto. A metodologia do teatro com fantoches proporcionou abordar a temática e envolver o público de maneira divertida e acolhedora.