Logo PET Enfermagem UFJ
18/06/2018

Junho Vermelho

Campanha nacional de conscientização da população para a doação de sangue.

Teve início no dia 1º de Junho a campanha nacional “Junho Vermelho”, com o movimento “Eu Dou Sangue”, que tem a finalidade de conscientizar e incentivar a população sobre a importância de doar sangue constantemente.
A ação é organizada pelo movimento Eu Dou Sangue pelo Brasil, que envolve diversos setores da sociedade e ocorre simultaneamente em todo o País.
 As idealizadoras dessa ação foram as irmãs Debi Aronis e Diana Berezin, que, por um problema de saúde na família, compreenderam o real sentido da doação de sangue e abraçaram essa causa.
O objetivo é ampliar os estoques no período que antecede o inverno e as férias de julho, já que, durante o frio, os estoques de sangue ficam reduzidos, quase que pela metade, se comparados ao resto do ano.
Vale lembrar que a maioria das pessoas podem doar sangue, esse ato não oferece riscos ao doador, tendo em vista que o sangue se recompõe em 48 horas, apenas um doador com uma bolsa de 400 ml de sangue, pode salvar até quatro vidas.
Confira no site quem pode doar, os locais para doação, entre outras informações. Faça sua parte, doe sangue e ajude a salvar vidas!

Referências: 1;2.