Novo
imagem idoso

Junho Violeta

15 de junho: Dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Dia 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência conta o Idoso. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa. Esta campanha tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência contra o idoso.

O nome da campanha refere-se as violetas, pois elas são flores representativas da família. Seu tamanho pequeno e aparência delicada simbolizam a fragilidade ligada ao idoso e o afeto contínuo que deve-se ter com o mesmo.

O movimento “Junho Violeta” sugere que: ao invés de violentar um idoso, que dê uma violeta a ele, como sinal de gratidão.

A violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais. O idoso se torna uma vítima fácil, por, muitas vezes, depender de seus familiares em diversos aspectos, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar.

Não feche os olhos diante desta violência, caso desconfie ou presencie algum ato de violência contra o idoso, denuncie para os Direitos Humanos, disque 100, o atendimento é 24 horas (FRANÇA, 2018; REVISTA INOVA, 2018). 

Referências

1; 2.