Logo PET Enfermagem UFJ
Agua

# DIA MUNDIAL DA ÁGUA

          No mês de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Segundo a Organização da Nações Unidas (ONU), atualmente 1,8 bilhões de pessoas consomem água de fontes impróprias para o consumo e mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem, como por exemplo, esgoto caseiro que são despejados no meio ambiente sem qualquer tipo de tratamento. Até 2050, a população global terá um aumento de 2 bilhões de indivíduos com isso a demanda por água crescerá até 30% (ONU,2018)

      Atualmente, 1,9 bilhão de indivíduos vivem em áreas que poderão ter falta severa de água. Até 2050, o número pode chegar a cerca de 3 bilhões. Sendo assim, faz-se necessário a conscientização da população, a fim de diminuir o desperdício da água bem como a preservação de nossos mananciais (ONU,2018).

            DICAS DE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA: FAÇA SUA PARTE

  • Reduza o tempo de Chuveiro. Ao invés de tomar um banho de 10 minutos, diminua para 5 minutos. Assim você economizará de 30 a 80 litros de água por banho.
  • Máquinas de lavar louças e roupas devem ser utilizadas totalmente cheias, o que evitara o desperdício de água e energia.
  • Vazamentos de torneiras e canos devem ser consertados assim que detectados. Alguns tipos de vazamentos causam uma perda diária de 24 litros de água, gerando uma perda mensal de 720 litros de água.
  • Uma descarga chega a utilizar de 3 a 20 litros de água em um único aperto. Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.
  • Mantenha a torneira fechada enquanto realiza a escovação dos dentes.