Fevereiro roxo

Fevereiro Roxo

A cor roxa foi escolhida para representar a campanha de conscientização sobre as doenças Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.

Alzheimer: é uma doença que não tem cura, porém possui tratamento paliativo que prolonga e proporciona qualidade de vida. O portador é geralmente idoso e essa ocorre devido a morte de células cerebrais com consequente perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem). A partir do diagnóstico, o cuidado com o paciente deve ser muito próximo. Não há uma causa específica. (Associação Brasileira de Alzheimer, 2018)

Lúpus: é uma doença inflamatória autoimune, ou seja, células do próprio organismo o “atacam”. Não tem cura (crônica), em que progressivamente órgãos e tecidos vão sendo lesados. Se manifesta na forma cutânea (causando lesões na pele) ou na forma sistêmica (causando lesões nos órgãos internos). Alterna-se entre fases ativa e de remissão. Acomete mais mulheres do que homens, entre 20 e 45 anos. Não há causa específica para o aparecimento da doença. (Sociedade Brasileira de Reumatologia, 2017)

Fibromialgia: é caracterizada por dor crônica, de origem não inflamatória, em pontos específicos do corpo. Está relacionada a altos níveis de tensão, estresse, depressão, entre outros. Acomete mais mulheres do que homens. (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, 2018)