Logo PET Enfermagem UFJ
Novembro Azul

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

 

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum na população masculina, sendo essa a causa de morte de 28,6% dos homens que desenvolvem neoplasias malignas. De acordo com os dados estatísticos, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência do câncer de próstata (BRASIL, 2017).

Em fase inicial, o câncer de próstata é assintomático. Geralmente, a maioria desses tumores são identificados em fase avançada, o que dificulta o tratamento e cura do paciente (BRASIL, 2017). Os sintomas na fase avançada incluem: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen (BRASIL, 2017).

De acordo com Brasil (2017), os principais fatores de risco para o câncer de próstata são:

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • Raça: possui maior incidência em negros;
  • Obesidade.

A única garantia de cura para o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Então, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem a presença destes, devem procurar o urologista e realizar o exame de toque retal, que permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos ou o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) (BRASIL, 2017).